quarta-feira, 23 de março de 2011

Exitem razões para acreditar...

Em tempos de uma programação televisiva medíocre e sem opção vale à pena parar para ver o novo comercial da Coca-Cola, que mais uma vez inovou!
Não é meu objetivo aqui entrar no mérito do produto oferecido por essa multinacional, quero apenas refletir sobre a mensagem do referido comercial.
A campanha foi feita com base em uma pesquisa realizada em 2010 onde a empresa descobriu que existem mais soluções do que problemas no mundo!
Um destaque especial para a trilha sonora - Whatever/Oasis - música linda que traz uma mensagem muito especial e atual!
Vivenciamos hoje uma onda de grandes conflitos, grandes catástrofes naturais e mudanças importantes. No Japão o desastre natural destruiu cidades, matou milhares de pessoas e colocou o mundo em alerta com a possibilidade de um novo acidente nuclear. Em meio a tanta notícia ruim é possível ver naquele povo uma serenidade admirável e exemplos de gentileza como a dos brasileiros que se arriscaram em uma viagem perigosa para levar mantimentos às vítimas do terremoto.  
No mundo Árabe crescem as mobilizações contra os governos autoritários e já se fala em uma guerra declarada entre a Líbia e os países aliados! Um conflito internacional que desencadeia uma discussão sobre direitos humanos, liberdade, democracia, religião e tradições culturais. Mas tudo isso só foi possível porque alguém acreditou e começou a lutar por mudança buscando se libertar de um governo que já dura 42 anos!
No Brasil tivemos um fim de semana movimentado com a visita do Presidente dos Estados Unidos que por alguns dias fez com que os brasileiros esquecessem o que acontecia lá fora. Uma visita cercada de proteção, mas que demonstra o crescimento do nosso país no cenário internacional, vitória conquistada pelo ex-presidente Lula sem, é claro, deixar de destacar o mérito dos presidentes que o antecederam.  Aí está mais um bom exemplo de alguém que fez a diferença, Lula é “o cara” e deixou uma lição aos brasileiros - a de acreditar! Esse ex-sindicalista é o brasileiro que mais se candidatou a presidência da República, ao longo de seu caminho viu que era preciso mudar e mudou para melhor conseguindo chegar onde queria. Deixou a presidência em 2010 como um dos 25 líderes mais influentes no mundo e não há como negar que ele fez muito para as classes menos favorecidas do nosso país!
Assistindo o comercial da Coca- Cola comecei a refletir sobre uma série de coisas, e uma delas é o poder que cada um de nós tem nas mãos, mas, infelizmente muitas pessoas não têm essa consciência!
É preciso que cada um se aproprie de seu poder como ser humano e como cidadão e acredite que a partir de pequenos gestos é possível fazer a DIFERANÇA. Imagine uma pedra jogada em um lago... Ela afunda e vai emitindo movimentos que atingem uma distância enorme, muito além do ponto onde ela caiu, nossas ações são assim, repercutem muito além de nós e geram conseqüências tanto para nós como para as pessoas e coisas que nos cercam.
As grandes mudanças começam com um primeiro passo. Não adianta só reclamar. É preciso dar o primeiro passo. Começando, sempre, por nós mesmos.
Acredite que é possível mudar uma realidade. Critique, duvide, questione, faça a diferença, você é capaz!
Os pequenos gestos são mais importantes que as grandes guerras. Entre a violência e a gentileza escolha sempre a gentileza, escolha fazer o bem, escolha o respeito ao próximo, escolha preservar a natureza, escolha o movimento e não a inércia!
O mais importante é ser! Seja sempre autêntico, defenda seus pontos de vista, mas sem fanatismo, esteja aberto ao diferente. Ninguém precisa pensar igual ao outro, mas precisa sim, respeitar a forma de ser e de pensar do outro.
Acredite “os bons são a maioria”! Faça a sua parte!
Parabéns aos criadores da belíssima campanha. [J.V.B com a colaboração de Fátima Vieira].