A partir dessa frase que li hoje comecei a refletir...
Há algum tempo que estou tentando afastar o que faz mal do meu dia a dia e confesso que não é uma tarefa fácil!
No que diz respeito às pessoas pode ser bem complicado, afinal é difícil admitir a você mesmo que o convívio com alguém pode estar te fazendo mal!
No começo você se afasta por um tempo, depois o coração amolece e vem a vontade de dar outra chance. Tudo vai caminhando bem até que de repente acontece alguma coisa e você percebe que, realmente, aquela pessoa não serve para estar ou seu lado, seja como amigo, namorado ou qualquer outra coisa! Não que você seja melhor que ela, mas pelo simples fato de que ela não te acrescenta, ao contrário, parece sugar o que você tem de melhor. Em algumas situações cheguei a pensar que eu era o problema, mas analisando melhor vejo que não!
Não quero aqui dizer que sou perfeita, muito ao contrário, sou fruto de uma sociedade que rotula e cobra padrões de comportamento muitas vezes injustos, pois não levam em conta as diferenças individuais. Sou um ser humano, não estou livre dos clichês que tanto nos perseguem, mas que de fato são necessários para nossa auto-aprovação e garantia de uma convivência harmônica. Só que, hoje, com segurança posso dizer que não me deixo dominar por eles, já não tenho tanto medo de ser julgada por minhas atitudes e ser aprovada ou reprovada por alguns por ser autêntica e assumir posições de acordo com minhas convicções! Estou madura o suficiente para saber que minhas escolhas geram conseqüências e que não preciso viver dando satisfação dos meus atos a ninguém, a não ser é claro, a quem eu realmente queira!
Sou extremamente existencialista gosto de Jean-Paul Sartre, Friedrich Nietzsche e também da problemática existencial de Clarice Lispector, me identifico em algumas linhas por eles escritas, sendo essa é a minha face mais oculta. Às vezes, também me vejo melancólica e saudosista, mas na maioria delas prefiro me mostrar otimista. E nessas contradições é que busco me conhecer cada dia mais, evitando me moldar aos padrões impostos. Pago um preço por ser assim, mas quando me mostro sou intensa e muitas vezes contraditória, mas sem nenhuma vergonha de ser Eu!
No fundo acho que minha autonomia, independência e até mesmo a maturidade precoce acabam prejudicando algumas relações e causando um certo incômodo a algumas pessoas que me cercam, pois ainda existem muitas que se deixam guiar pelo “o que os outros vão pensar”, ao invés de se guiarem pelo que realmente são, gostam ou pensam.
Chega uma hora que tudo isso acaba gerando um conflito e não sei até que ponto eu faço bem a essas pessoas e elas a mim. Ultimamente tenho adotado a estratégia da retirada. Quando sinto que o convívio fica complicado prefiro me afastar, sendo talvez a decisão mais sábia já que não consegui resolver esse dilema.
Não me julguem pretensiosa por este texto, sou sim, muito reflexiva, e felizmente tenho vários amigos como eu, e quando me sinto muito frustrada busco refúgio nas pessoas que também acreditam que é possível viver sem hipocrisia.
Como pessoa também tenho minhas dificuldades e uma delas é a de me abrir com os outros e expor minhas fragilidades, talvez porque eu não me permita sofrer publicamente, mas independente disso tenho grandes amigos e sou grata por isso. Já passei por várias situações difíceis, mas continuo acreditando que quando se dá muita importância para um problema, ele cresce, por isso prefiro ser mais otimista!
Podemos perder algumas coisas pelo caminho e é claro que isso nos causa algum sofrimento, mas é natural! E assim vamos abrindo espaço para novas e agradáveis descobertas! Viver exige coragem de enfrentar os próprios medos, sofrer com as perdas e se descobrir. Não deixe que ninguém te faça mal e não seja tão egoísta a ponto de fazer mal a alguém, tenha coragem e siga em frente, afinal já dizia Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem...”
[Juliana Vieira com revisão de Fátima Vieira]
